• SOBRE O CENTRO
  • FALE CONOSCO
  • SAC
  • INTRANET
  • A Cardiologia do Hospital Santa Catarina de Blumenau

    Como Agendar Exames Cardiológicos: (47) 3231-0200 - 3231-0201 / Consultório: (47) 3231-0240 / Hemodinâmica: (47) 3231-0230 / Medicina Nuclear: (47) 3231-0210

    Via WhatsApp Consultas: (47) 98407-8439 / Exames: (47) 98407-3430 / Cintilografias: (47) 99973-4240 / Cateterismo, Angioplastia, Ablação: (47) 99652-4762

  • Exames e Serviços

    Confira aqui a relação

  • Convênios/Parcerias

    Consulte as coberturas

  • Canais

    Veja mais informações

  • Fale Conosco

    Entre em contato conosco

  • Exames e Serviços / Exames diagnósticos não-invasivos
    Ecocardiograma tridimensional em tempo real

    O Ecocardiograma Tridimensional não é um exame específico, mas sim uma avançada técnica que complementa os exames ecocardiográficos anteriores. Portanto, é importante conhecer, antes de ler sobre este exame, os detalhes do ecocardiograma bidemensional com mapeamento de fluxo a cores (o ecocardiograma padrão).

    Outras nomenclaturas: Eco 3D, Eco 3D para análise de dissincronia ventricular

    O Ecocardiograma Tridimensional (3D) permite uma avaliação quantitativa e qualitativa de vários planos de corte das estruturas cardíacas de forma simultâneo e em tempo real,  propiciando uma melhor interpretação espacial do coração. A sombra acústica, muito comumente observada no ecocardiograma bidimensional (convencional) pode ser eliminada em muitos casos com este estudo tridimensional, aumentando e sensibilidade e especificidade (acurácia) do método.

    Pode-se também avaliar o tempo de contração,  variação volumétrica e deslocamento contrátil dos 17 segmentos do ventrículo esquerdo simultaneamente. As informações obtidas são de primordial importância na interpretação de inúmeras doenças cardiovasculares.

    Principais indicações do ecocardiograma tridimensional:
    - Avaliação do grau de dissincronismo (índice de dissincronismo - ID) do ventrículo esquerdo
    - Análise anatômica e espacial mais acurada de  doenças cardíacas como: miocardiopatia hipertrófica, comunicações inter-atriais ou inter-ventriculares, tumores ou massas intra-cavitárias, estadiamento de derrames pericárdico e ou pleurais, disfunções de próteses, etc. São exemplos de doenças em que o ecocardiograma convencional foi insuficiente para conclusão diagnóstica.

    Informação adicional:
    Para análise de dissincronia, o resultado do exame normalmente não é liberado de imediato, e sim 24 a 48 horas após, pois é necessário um tempo maior de  análise dos dados obtidos em estação de trabalho separada.

    Compartilhe /